sábado, 11 de maio de 2013

MARVEL ENTERTAINMENT

 Os posts então diminuindo né ^^' ainda estou tentando postar mais,e o novo layout que acharam??....Enfim,
Que tal conhecer um pouco mais sobre essa editora que é tão famosa hoje em dia com diversas revistas em quadrinhos de super heróis que vem crescendo cada vez mais....



MARVEL COMICS

 A editora não foi aberta com esse nome, quando foi fundada por Martin Goodman em 1930, a editora foi chamada de "Tomely Comic", e tempos depois chamada de "Atlas Comics", e mais um anos depois veio o nome usado até hoje "MARVEL", -que eu acho bem melhor que os outros.
 Goodman começou a publicar revistas com temas de faroeste mas em 1939, ele publicou a primeira revista em nome da MARVEL comics onde apareceram os personagens com super poderes Tocha Humana e Namor e em sua segunda edição a série já foi chamada de Marvel Mystery Comics


 Umas das edições que estariam por vir, traziam o roteirista e desenhista Joe Simon e Jack kirby, que criaram o primeiro "super" herói totalmente patriota, Steve Rogers o Capitão America que já em sua primeira edição teve uma circulação de quase um milhão de revistas vendidas.


 O SURGIMENTO DE UMA LENDA
 Goodman era casado com a prima de Stanley Lieber e em 1939, ainda Timely Comics, Lieber foi contratado para ser auxiliar de escritório em geral, e quando o editor Simon deixou a editora em 1941, Goodman fez seu "priminho" virar o novo editor provisório nos quadrinhos e então ele usou se pseudônimo conhecido até hoje, Stan Lee. (uma curiosidade é que ele decidiu usar esse pseudônimo pois desejava ser um grande escritor de livros e não queria seu verdadeiro nome que usaria para assinar seus livros, relacionados a quadrinhos....quem diria ein.... )


 Em um período pós Segunda Guerra ouve uma crise entre muitas editoras de quadrinhos, pois o psiquiatra Fraderic Wertham e o Senador Estes Kefauver, foram responsáveis pela criação de um código de censura nos quadrinhos, pois segundo o psiquiatra isso estava diretamente ligado a violência, homossexualismo entre muitas ofensas com as HQ's ( ¬¬ Sacanagem né?!) e isso obrigou todas as revistas e terem que passar pela aprovação do selo. e esse lei apresentava termos como esses:


  Durante o período do selo Goodman começou a publicar novos títulos mas como editora Atlas, e nessas edições eles se estabilizaram e fazer historias bem leves que agradavam a diversos públicos, assim como aquelas de faroeste e alienígenas mas elas não vendiam como anteriormente, nesse período eles tentaram ressuscitar edições que não haviam sido publicadas de Tocha Humana, Namor e Capitão America, mas por causa do selo eles falharam nisso também.

Dando uma viradinha na pagina temos a "rival" da MARVEL renovando suas revistas, a DC comics estava revivendo as histórias de super heróis, com a renovação foi criada a  Liga da Justiça da América que vendiam grandes quantidades. Voltando pra MARVEL eles também queriam seguir esse modelo dos supers, mas ainda temendo o selo que não era obrigatório mais corria-se o risco de não vender tantas revistas.


Um certo tempo poblicando revistas de cowboys e aliens(kkk) a MARVEL decidiu reformular suas revistas, foi nessa reformulação que Stan Lee juntamente com Jack kirby criaram um grupo de super heróis, o Quarteto Fantástico, e também a tivemos criação do "amigo da vizinhança" o Homem Aranha, que tinham como principal diferença das Hq's da DC a humanidade, pois além de heróis, eles também eram pessoas, que tinham contas a pagar, tinham que se sustentar, eles brigavam e essa novidade foi um enorme sucesso.


 Depois de um tempo criando e fazendo um sucesso com essa formula de heróis "humanos", Stan Lee tem um "bloqueio" de criação, pois em seu pensamento ele já havia criado de tudo, poderes por, aranha radioativa, exposição a uma tempestade solar que pela radiação deu os poderes do quarteto, entre vaaarios outros, não tinha mais oque criar, e ai veio uma ideia de sua esposa que perguntou a ele, "-porque eles já não nascem com poderes?", e foi assim que vieram os mutantes e o grupo X-Men.



No mesmo ano de criação dos X-MEN, Stan Lee e Jack Kirby em contra partida ao super grupo da DC eles resolvem criar o próprio da MARVEL, e assim surgiu Os Vingadores, que em sua primeira historia Loki trama uma vingança contra seu irmão Thor ,e para derrotar seu irmão o deus do trovão recebe a ajuda do Homem-Formiga, Vespa, Hulk e Homem de Ferro, e após todos vencerem Loki, o Homem formiga diz que ambos trabalharam bem juntos e sugeriu que criassem um grupo que a própria Vespa chamou de Vingadores.

 Voltando ao problema do Selo de censura, a MARVEL foi a primeira a driblar esse código não se importando em publicar sem ele, isso porque como a reputação de Lee e Kirby cresciam cada vez mais eles receberam uma carta do governo para que em uma de suas revistas eles aborda-sem o tema "drogas", e assim foi feito, uma historia onde Harry Osborn ficaria viciado no soro do Duende Verde, mas isso não passou no Selo, mas eles não queria desperdiçar uma excelente historia e assim foi publicado a primeira revista sem o Selo, e como a MARVEL continuava inteira eles continuaram, agora sem a extrema censura do código.



Bom Leitores infelizmente eu me excedi um pouco kkkk post ta ficando muito grande e ainda tem muito a se falar dessa incrível editora, então em breve conto mais sobre ela....




Duvidas, criticas ou sugestões deixe seu comentário ^^
Me siga no twitter: @dhanilol
e até a próxima /o/


Nenhum comentário:

Postar um comentário