domingo, 24 de março de 2013

Vamos aprender sobre Mangá - Gêneros


Para pessoas que não são acostumadas a ler mangás, pode descobrir que ha uma lista de gêneros diferentes, para vários gostos, idades, etc....Mas claro que não vou explicar tim-tim por tim-tim de cada um, até porque aqui não é Wikipedia hehe
Então vamos a explicação, e porque não indicações de dois gêneros que são os mais conhecidos entre leitores de mangás, o Shounen e Shoujo.
SHOUNEN(Shõnen)

Shounen é um dos gêneros de mangás, e esse tem como publico alvo pessoas do sexo masculino e sem uma idade definida, porem sei que tem muitas meninas que gostam muito desse gênero.

Oque é mais comum de se ver em mangás Shounen são cenas de ação, lutas e talz, porem a suas exceções pois nem todos mangás desse gênero possui cenas de lutas, como por exemplo o mangá Bakuman. Outras características que o leitor pode encontrar nesse gênero é o enredo cheio de comédia, superação, desafios...
Nesses mangás equipes, grupos e amizades são levadas a serio, tanto que um arco ou todo o enredo do mangá pode acontecer por causa de algum problema ou ocasião onde envolve os amigos do protagonista.

Também  é muito comum que o mangá desse gênero seja muito extenso com grandes arcos dentro de outros arcos da historia, oque é mais comum e em poucos caos o mangá traz uma historia curta com apenas um arco.
É claro que um mangá com o publico alvo masculino não poderiam faltar as belas garotas com suas belas feições e curvas, onde geralmente a personagem é ligada diretamente ao protagonista, e pode ocorrer, de algumas cenas os quadros estarem dando uma "enfase" em suas curvas, ai o mangá torna-se um gênero Shounen com  elementos Ecchi, geralmente direcionados a maiores de 16 anos.
Exemplo abaixo de  High School of The Dead mangá sobre zumbis mas com ecchi.

Quando aos desenhos eles não tem muitas características bem definidas e ela é mais simples que os mangás shoujo, mas quando são cenas de lutas e ação mais rápida pode-se notar varias onomatopeias e mudanças em cenários. Exemplo no mangá de One Piece.

Alguns mangás shounen mais conhecidos pelo mundo são One Piece(Eiichiro Oda), Dragon Ball(Akira Toryama), Inuyasha(Rumiko Takahashi), Bleach(Tite Kubo) , entre vaaarioss outros títulos muito bem recomendados.

SHOUJO(SHÕJO)




Ao contrario do gênero Shounen o Shoujo é dedicado para as meninas, mas assim como no shounen há muitos garotos que gostam de ler, pois o enredo desse gênero é mais fechadinho e mais curto em muitos casos.

Os enredos mais lidos em todo o mundo são os que contem romance ou comedia romântica, onde geralmente seus personagens tem a mesma faixa etária dos leitores, geralmente adolescentes, mas também há mangás shoujos sobre ficção e fantasia e também em alguns casos podem conter varias cenas de ação.


Um dos mangás mais conhecidos e que sua primeira edição faz parte dos mais valiosos é Sakura Card Captors, um exemplo de historia que contem comedia romântica com um pouco de ação.
Mangás Shojos sempre irá mostrar os sentimentos e pensamentos do protagonista em relação as coisas que vão acontecendo, muitos deles também irão se passar em sua maior parte dentro do colegial, onde ocorrem diversas situações e onde os protagonistas se encontram com mais frequência.

Diversos mangás fogem um pouco, ou muito dessa formula de colegial, onde podem acabar se passando em outros mundos com adições de ficção e poderes mágicos, onde a historia vai ficando mais complexa, dependendo de qual é o seu publico alvo.


Quanto aos desenhos, os mangás shoujos tem seus aspectos, como a variedade de olhos para cada expressão e reação que o personagem terá, e também é bem característico o cenário que o protagonista está dependendo do ocorrido na cena, um exemplo são flores de cerejeiras caírem enquanto os dois protagonistas apaixonados se olham. E nos mangás que contem magia, é comum o cenário se apagar para que a personagem possa se transformar com todos os efeitos que são altamente necessários.


Seja Shounen ou Shoujo leia mangás, eles tem diversas historias e desenhos para poder entretê-lo, aumente sua cultura e expanda seus gostos, há vários estilos e gêneros de desenhos e de roteiro, tudo que você tem a fazer é conhece-los....leia



Duvidas, correções ou sugestões deixe seu comentário ^^ e até a próxima /o/
twitter: @dhanilol

Nenhum comentário:

Postar um comentário