segunda-feira, 15 de abril de 2013

E O FINAL, SEMPRE ACABA BEM?!

Acho que esse é o maior dilema para roteiristas e mangakás, pois muitos começam de uma forma mas se alteram no meio e o fim é completamente absurdo. Mas isso é erro do criador? ou apenas por não acabar como queríamos?!.... bom veremos....ESTE POST PODE CONTER SPOILERS, ENTÃO VEJA QUAL O MANGÁ REFERIDO E SE NÃO LEU, VEJA O POST POR SUA CONTA E RISCO
>Mangás comentados. One Piece, FullMetal Alchemist, Naruto,<


Imagino que um grande problema que os criadores de mangás passam quando sua obra se torna altamente popular, é o final, ainda mais se a história começa sem pretensões de ser enorme e acaba se popularizando muito não só no Japão mas em varias partes do mundo, e as vezes por esse motivo oque deveria ser toda a historia se torna apenas um arco, e pelo autor querer manter sua série ele acaba se enrolando e o fim fica confuso ou ruim mesmo.

Mas e quando o autor já tiver com sua historia enorme, com vários arcos, personagens e o fim planejado pode mesmo dar certo?! vejamos alguns exemplos....

ONE PIECE (Eiichiro Oda) >SPOILERS ATÉ NOVO MUNDO<

O mangá ainda em lançamento mais vendido em todo o mundo não pode ficar de fora, pois atualmente One Piece é o mangá mais lido no mundo, ele é um dos maiores, tanto é que foi criado em 1997 e continua até hoje, sua historia tem poucos momentos inaproveitados, e em sua maior parte oque for mostrado será utilizado em alguma hora.
Mas então, para quem não conhece One Piece( eu duvido) um resumo bem rápido, ele conta a historia de um garoto com seu chapéu de palha que deseja se tornar o rei dos piratas que é o pirata que consegue o maior tesouro de todos, o "One Piece" e para isso ele deve "dar a volta ao mundo" mas no mar mais difícil de se navegar, pois esse é o único jeito de conseguir o tesouro. Viu só que um pequeno resumo sobre o mangá já fica grande.

>Agora quanto a essa historia, o fim dela pode acabar acontecendo completamente o contrario do que todos pensam desde o 1 º volume, ele se o rei dos piratas. Mas após mais de 10 anos acompanhando Luffy e seus Nakamas, desde o East Blue até a Red Line, derrotando Crocodile, Moria, dois Shichibukais do governo, um "Deus", após a dura separação dos Mugiwaras por causa de um almirante, e até o Luffy perder seu irmão Ace na guerra de Marineford, entre varias outros acontecimentos que exigiram o máximo dos personagens, se após tantos anos acompanhando esses companheiros eles não realizarem seus objetivos, não seria um final horrível??? talvez para alguns não, para outros sim, por isso eu digo quando uma história fica extremamente grande qualquer final fica IMPOSSÍVEL agradar a todos, sempre terá pessoas que não irão gostar.

Agora outro exemplo....

NARUTO  (Masashi Kishimoto)

Também fazendo parte da lista dos mangás mais velhos ainda em publicação, Naruto pode estar chegando em seu final, e ele também corre o risco de ter seu final odiado por muitos pelo mundo, pois sua popularização vem crescendo cada vez mais.
Desde pequeno teve seu sonho de se tornar o Hokage da vila, hoje em dia já podemos aceitar esse final, mas e se?! Caso ele não seja, será um bom final?
A morte de certos personagens que acompanhamos desde o começo, fez com que varias pessoas deixa-sem o mangá de lado, mas isso não é necessário?! Com as vilas em guerra seria inevitável um perda, mas mesmo assim esse é outro exemplo que conforme sua história vai se popularizando cada vez mais, mais difícil fica fazer um final que todos gostem. Essa questão do Hokage, os "casais" isso tudo veremos um fim em não muito tempo.


>SPOILERS<
o Mangá FullMetal Alchemist(um dos meus favoritos) é um mangá até que curtinho, pois tem 52 vol. mas cada um não possui um numero grande de paginas. Ele foi lançado em 2001 e terminou em 2010, e nesse meio tempo ele teve duas versões de animes diferentes, com rumos e final totalmente diferentes. -O final que mais gosto de FMA é o do anime de 2003, em que muitos ainda não entendem o termino confuso porque não sabem da existência do filme "FullMetal Alchemist Conqueror of Shamballa" que dá um ponto final na série tendo a união dos dois irmãos Elric neste universo.
E em 2009 foi lançado a segunda versão em anime, e desta vez seguindo o mangá até o fim, agora neste final, temos a volta do pai dos irmãos Elric e um outro personagem que é um homúnculo criado a muitos anos atrás. E o final mesmo deste mangá Alphonse Elric recupera seu corpo de volta, mas com o sacrifício de Ed que já o seu "poder" de transmutações em troca do corpo de Al, e então ambos se separam para buscarem mais conhecimento através do mundo. E minha critica foi essa, de o menino prodígio de toda a série acaba sem poder mais usar o seu conhecimento de alquimia, por isso eu prefiro o fim do Anime de 2003, mas muitos gostam desse final.


Mas mesmo com criticas, finais incertos ou estranhos, oque você deve  fazer é ler, pois só assim terá sua opinião correta sobre eles, e como gosto não se discute leia e goste... ou odeie xD




Desculpem pela demora de um novo post, pois o tempo ta ficando curto, mais ai está alguns exemplos de final de mangás, ainda tem muito se falar sobre esse assunto em breve, então deixe ai o comentário sobre o final que gosta e o final que odeia.


Duvidas, correções ou sugestões deixe seu comentário ^^ e até a próxima /o/
twitter: @dhanilol
Curta ai talvez você goste: Otaku Gamer

Nenhum comentário:

Postar um comentário